Biblioteca Pública Municipal Avertano Rocha

Previous slide
Next slide

A Biblioteca Publica Municipal de Belém “Avertano Rocha” (Bpmar) criada em 21 de julho de 1972, vinculada à Prefeitura Municipal de Belém /Fundação Cultural do Município de Belém – FUMBEL constitui-se em um espaço de democratização da informação, da leitura e da literatura.

A Biblioteca passou por diversos espaços em decorrência das reformas do Chalé Tavares Cardoso onde funcionou até outubro de 2013, sendo fechada para atendimento ao público para organização do acervo para mudança para novo espaço, em virtude de o prédio entrar no processo de reforma.

A BPMAR é um espaço múltiplo de ações inovadoras de práticas leitoras que se consolidam por meio de diversificadas atividades de estimulo a leitura, desde a orientação a pesquisa bibliográfica, consulta ao acervo, cadastramento de usuários para empréstimo de livros, visitas monitoradas, leitura, cursos, oficinas, exposições, palestras, saraus literários, exibição de filmes, perpassando pelas diversas linguagens artísticas com um foco estritamente na leitura e literatura.

Desenvolve os Projetos Chalé Literário, Maré Literária, Conexão Leitura, por meio de ações culturais integradas com a comunidade, assim como desenvolve ações culturais de estimulo a leitura numa perspectiva de inclusão como alunos da APAE, Instituto do Pestalozzi,  pacientes da SESPA/ CAPS (Centro de Assistência Psicossocial do Estado do Pará) e FUNPAPA/CENTRO POP/Icoaraci.

Possui como espaço de extensão, a Biblioteca Pública Municipal Maria Lúcia Medeiros- Setorial Mosqueiro, e temos como meta a construção da Biblioteca Setorial do Bairro da Pedreira em parceria com o Ministério da Cultura, sempre procurando atender a população do Município de Belém e Região das Ilhas.
São realizadas visitas diárias de estudantes, grupos de arte, artistas e da comunidade em geral transformando-o em um espaço dinâmico de fomento do conhecimento, lazer e cultura.

A BPMAR é um espaço de agregar conhecimentos, de convivência, disseminador da informação, que contribui para estabelecer uma política do livro e da leitura no Município de Belém, por meio de ações integradas com a comunidade, escritores, músicos, grupos folclóricos, artistas plásticos, arte educadores, professores, escolas entre outros.

ATIVIDADES CULTURAIS DE PROMOÇÃO DA LEITURA

A importância da prática da ação cultural nas unidades de informação, explica-se pela contribuição educativa que a mesma produz e seu caráter transformador na realidade social, onde os indivíduos tornam-se sujeitos da cultura e de criação de novos conhecimentos X;

Sendo assim, a finalidade da ação cultural é desenvolver o processo de criação, favorecendo meios para que os indivíduos sejam criadores por meio das mais diversas linguagens artísticas e façam suas próprias escolhas, ou seja, tenham autonomia no desenvolvimento de novos conhecimentos;

A ação cultural são serviços essenciais na Biblioteca Pública, pois possibilita a participação, a troca e a interação entre os membros da comunidade, pois são ações realizadas de forma a atrair o público, por meio da ludicidade, criatividade e principalmente pela leitura, ocasionando assim o aumento da frequência dos usuários e o gosto pela leitura, trazendo maior visibilidade a atuação da Biblioteca;

O princípio da cultura de paz, tão importante na nossa sociedade, é o norteador de todas as ações da BPMAR assegurando nosso papel de colaboradores na transformação pela qual a sociedade necessita passar. Sua finalidade principal é a difusão da leitura e informação, por meio do atendimento ao usuário e da promoção de ações culturais desenvolvidas, entre elas, Projetos Chalé Literário, Bloco Carnavalesco O Rabo da Cutia e o Boi Paraense.

PROJETO CHALÉ LITERÁRIO
Na perspectiva de democratização do acesso à informação, divulgação e preservação da cultura regional e utilizando-se de várias linguagens desenvolve atividades de promoção da leitura, com a finalidade de estabelecer uma relação estreita com o público que frequenta a Biblioteca, com ações educativas, social e cultural, visto que se faz necessário estabelecer novos paradigmas, que propiciem o avanço da cultura de paz, e de práticas que fomentem a tradição cultural regional, realizado por meio das mais diversas atividades, como: Contação de histórias, Oficinas, Apresentação lítero-musical, Exposições, Painéis informativos, Saraus Literários, Encontro com escritores entre outras que foram realizadas até o mês de outubro. É um projeto com atividades mensais, que objetiva criar uma relação permanente com a comunidade leitora, assim como, a busca de usuários em potencial.

PROJETO MARÉ LITERÁRIA

Desenvolvido na Biblioteca Publica Municipal Maria Lúcia Medeiros- Setorial do Mosqueiro, com ações culturais de promoção da leitura integradas as diversas linguagens artísticas a qual vem sendo realizada desde janeiro com participação efetiva  da comunidade, escritores músicos, etc.
PROJETO CONEXÃO LEITURA

Atividade de promoção da leitura demandada pela comunidade, com desenvolvimento de ações culturais de integrações da comunidade: como contação de histórias, oficinas leitura, pintura etc..

PROJETO BLOCO CARNAVALESCO INFANTO- JUVENIL RABO DA CUTIA

Criado em 2008, voltado para a arte carnavalesca é uma cultura popular coletiva, que abrange os diversos aspectos sociais e culturais, incorporados ao carnaval paraense e inovado pela comunidade, trazendo personagens que resgatam o patrimônio imaterial da cultura amazônica.
O projeto tem como objetivo, integrar o público infanto-juvenil ao carnaval como cultura social, analisar as principais questões sociais e urbanas relacionadas à população integrando o público ao carnaval como cultura social e principalmente, possibilitar a integração da comunidade na vida artística, dando acesso à arte momesca por meio de criação textual, confecção de fantasias e adereços, leitura e audição musical.
O projeto se divide em diversas etapas realizadas dentro de um processo como forma de integração dos participantes, como oficinas preparatórias de confecção e customização de indumentárias, de criação textual, contação de histórias referentes aos enredos escolhidos, sempre homenageando um escritor paraense, e que culmina com o Baile Carnavalesco Cutia na Folia e a saída do bloco pelas ruas do Distrito de Icoaraci o que chamamos de Cortejo da Cutia.

PROJETO BOI PARAENSE
O Projeto Boi Paraense, iniciou-se em 1993 com o objetivo de divulgar a cultura do boi-bumbá, com dramaturgia e oficinas de arte-educação, oportunizando o estabelecimento da cultura de paz, a preservação dos valores da cultura regional e a promoção das atividades dos mestres de boi. As atividades envolvidas no Projeto são o encontro dos jovens com os mestres do Boi, exposição, as oficinas de teatralização, confecção do boi e barricas, criação textual, bordado, indumentárias e agenda de apresentações nas comunidades de Icoaraci, tendo a culminância das oficinas e apresentação do boi no Arraial da Leitura.

PROJETO TÔ NA REDE

A Biblioteca Pública Municipal Avertano Rocha é parte integrante do Projeto Tô na Rede, voltado à proposição do engajamento das Bibliotecas Públicas com a comunidade local por meio de tecnologias  de informação e comunicação, coordenado pelo Instituto de Politicas Relacionais(IRC),em parceria com o Sistema Nacional de Biblioteca Públicas(MINC) e  a Fundação Bill & Melinda Gattes.